Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Home / Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Proposta Pedagógica – Fundamental II

Para esta etapa, desenvolve-se um trabalho que visa à ampliação de competências e de habilidades essenciais para a formação integral do educando.
Por meio da relação entre as áreas do conhecimento e das interações propostas, busca-se levar o aluno a compreender os conteúdos significativamente.

• Disciplinas

• Português
    • Inglês
    • Espanhol
    • História
    • Geografia
    • Arte
    • Ed. Física
    • Física (a partir 9o ano)
    • Química (a partir 8o ano)
    • Ciências
    • Desenho Geométrico
    • Informática
    • Lógica
  • Inglês e Espanhol - 4 horas

O ensino dos idiomas estrangeiros é uma preocupação constante do Colégio Piaget. No Fundamental II os alunos possuem 4 horas semanais dedicadas à aprendizagem da língua inglesa e da língua espanhola.

• Plantão de dúvidas

Trata-se de um encontro semanal que os alunos do 6º ano ao 3º Médio têm com professores especializados nas disciplinas de Matemática, Português, Inglês, Espanhol, Ciências, Física, Química e Desenho Geométrico. O objetivo é esclarecer dúvidas a respeito dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

• Simulados

A partir do 8º ano, são aplicados simulados, um por trimestre, constituídos de questões de múltipla escolha e redação, com o objetivo de familiarizar os alunos com as diferentes linguagens dos vestibulares e do ENEM.

• Aulas preparatórias para as olimpíadas de Matemática e de Astronomia

São aulas ministradas no período da tarde com o objetivo de aprofundamento nas disciplinas de Matemática e Astronomia, preparando nossos alunos para as provas das olimpíadas.

• Projeto Bons Autores

Desde o 6º ano, os alunos possuem uma aula específica de produção de texto, devido à importância dessa habilidade para o vestibular e para a vida profissional.

• Aulas de Lógica

As aulas de raciocínio lógico para o Fundamental II está ligado a conceitos capazes de organizar a clarear as situações cotidianas, preparando nossos jovens para circunstâncias mais complexas.

• Festival de curta

Sempre abordando temas do Projeto Pedagógico do ano vigente, os alunos do Ensino Médio criam curtas-metragens que são expostos em um grande festival.
    Ao produzir conteúdo audiovisual, os alunos desenvolvem uma visão crítica dessa linguagem.

• Incentivo a leitura

Sempre em busca de incentivar nossos alunos para a leitura, o Fundamental II possui ao ano 12 livros obrigatórios, sendo: 6 de Português, 3 de Inglês e 3 de Espanhol.
    O entendimento das obras é sempre feito de forma criativa e motivadora, por meio da dramatização e produção de vídeos.

Período Integral

• Atividades e estudos acompanhados por pedagogos, incluindo orientações sobre organização e técnicas para estudo.
  • Encaminhamento aos plantões de dúvidas das seguintes matérias: Português, Matemática, Espanhol, Inglês, Ciências, Física, Química e Desenho Geométrico.
  • Aviso por e-mail aos pais sobre ocorrências, como dificuldades nos estudos ou comportamento.
  • Acompanhamento nas atividades recreativas, aproveitando as relações entre os alunos para trabalhar aspectos pedagógicos e orientar sobre as regras de convivência social e boas maneiras.
  • Natação

realização de movimentos de imersão, salto, deslocamento, visão subaquática e propulsão, criando, assim, cada vez mais intimidade com o meio aquático, além do treino dos estilos básicos do esporte.