Há tempos os benefícios físicos e sociais proporcionados pela participação de crianças e jovens em atividades esportivas e artísticas são reconhecidos. Isso explica o fato de o esporte e a arte serem muito importantes na vida escolar. Sabendo disso, o Colégio Piaget tem como objetivo incentivar o hábito duradouro da participação em atividades físicas e culturais, como também desenvolver habilidades específicas.

A equipe de professores da Academia de Esportes Piaget é formada por profissionais graduados com especialização em suas respectivas áreas. Eles ministram suas aulas garantindo qualidade e eficácia no ensino. E isso, inclusive, proporciona maior comodidade aos senhores pais, que não precisam se deslocar para levar seus filhos até escolas especializadas ou clubes, nem pagar tanto para tais cursos.

• Balé Clássico - Ponta

O balé proporciona equilíbrio entre corpo e mente, despertando emoções. Aumenta a autoestima, a autoconfiança. Combate a timidez, desenvolve a musicalidade e agilidade mental. Além disso, muitos problemas ortopédicos podem ser evitados e outros corrigidos com a prática.

• Dança

A dança engloba vários estilos e ritmos. Durante as aulas, as atividades desenvolvem equilíbrio postural e maior conhecimento funcional do próprio corpo, favorecendo a coordenação motora, o ritmo e a flexibilidade, além de propiciar o correto aprendizado da respiração e a elevação da autoconfiança.

• Curso de Violão

Este curso visa desenvolver a técnica e a criatividade musical a partir da interação com o violão. A proposta é que, com a vivência da música, ampliem-se horizontes no âmbito sensorial, social e psicológico.

• Oficina de Teatro

Capaz de desenvolver em quem o pratica a intuição e a sensibilidade, além de melhorar a autoimagem e a autoestima. As nossas Oficinas de Teatro têm como objetivo o treinamento da expressão corporal e da interpretação, unindo atividades de canto, circo e ritmo, de maneira criativa e estimulante.

• Canto Coral

“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade”. São palavras de Heitor Villa-Lobos. O ensino do canto coral fornece todas as ferramentas básicas para que o aluno possa compreender o universo musical. A partir da técnica vocal, é possível ensinar a base da teoria musical, como solfejo e ritmo, além das propriedades do som.

• Xadrez

Essa modalidade é uma grande impulsionadora da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos. Desempenha um importante papel socializante por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória.

• Futsal

As aulas de Futsal desenvolvem a locomoção, a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, promovem a socialização dos praticantes, o espírito de equipe e a valorização de regras. Melhoram o metabolismo, os sistemas cardiovascular, cardíaco e respiratório, e trazem benefícios gerais à saúde.

• Ginástica Artística

Ou Ginástica Olímpica: É uma modalidade que utiliza movimentos que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e controle do corpo. Enquanto os meninos aprendem movimentos nos aparelhos que demonstram força e domínio, as meninas se dedicam mais à vertente artística e à agilidade.

• Patinação

Proporciona o desenvolvimento de todos os aspectos do organis-mo humano, ampliando o bem-estar físico e psicológico. Contribui na redução da ansiedade e do estresse.

• Ginástica Rítmica

É uma atividade de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo de aparelhos. Desenvolve graça e beleza em movimentos criativos, que são traduzidos por meio de expressões pessoais com uma forma artística.

• Voleibol

Desenvolve a capacidade aeróbica, fortalecendo os músculos, os ossos e as articulações, principalmente os braços, ombros, joelhos, tornozelos e a coluna. Melhora a autoconfiança, alivia a tensão e diminui a ansiedade, além de promover o trabalho em equipe.

• Tênis de Mesa

Trabalha com todo o organismo. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional, melhora a concentração e a perseverança.
    Por ser um esporte individual, o aluno precisa conhecer a si mesmo, traba-lhando os fatores intrapessoais como a autoestima, a motivação e o respeito ao próximo.

• Judô

O curso é oferecido como componente curricular na Educação Infantil.

• Natação

As aulas de natação vão além do aprender a nadar. É uma atividade muito eficaz de iniciação da aprendizagem organizada e da construção do esquema corporal. Assim, a importância da natação não é apenas para o desenvolvi-mento físico da criança, mas também para desenvolvimento de sua personalidade e inteligência.