PROJETO PEDAGÓGICO 2019

O QUE É EDUCAÇÃO DIGITAL?

Para conviver no mundo de hoje, todos nós precisamos de uma “Formação Digital” com o intuito de desenvolvermos habilidades que possibilitem a utilização das diversas mídias digitais.

Celular, laptop, smartphone, tablet e outros aparelhos digitais estão se tornando cada vez mais nossas companhias. Não há como não participarmos da era digital e não estarmos conectados com a internet, independentemente da faixa etária e da função ou atividade profissional.

Sendo assim, o aprendizado do uso das ferramentas que proporcionam facilidades instantâneas de comunicação, conhecimentos e acesso a benefícios e oportunidades é essencial. Porém,  também faz parte da “Educação Digital” o conhecimento dos desafios da internet: os perigos de exposição; a manipulação a que estamos sujeitos; as mentiras ou fake news divulgadas incessantemente…

Portanto, precisamos “aprender” a ser usuários dos recursos digitais de maneira consciente e ética, ou seja, “aprender” a agir de maneira correta e nos resguardar de possíveis ameaças.

Objetivo do Projeto

Como as evoluções tecnológicas contemporâneas exigem novas atitudes,  a Escola passou a ter também a responsabilidade pela “Educação Digital”, ajudando as crianças e os jovens a aproveitarem as oportunidades em favor da construção de uma sociedade melhor e mais justa, e também a lidarem com os problemas advindos desse mundo digital.

É, pois, meta da nossa escola desenvolver o aprendizado dos recursos tecnológicos, tornando os alunos  capazes de interagir no mundo online e offline, inclusive para o bom desempenho no mercado de trabalho. E, além disso, auxiliá-los a  perceber que a “Comunicação Digital” tem tanto o poder de contribuir para a nossa evolução quanto o poder de nos prejudicar.

União escola e família

Para a “estudo” dessas e outras questões e garantir o bom desenvolvimento dos trabalhos do ano, contamos, como sempre, com a colaboração das famílias. Juntos, escola e pais, precisamos passar otimismo aos educandos, mostrando a eles que valorizamos tudo o que a sociedade criou de bom e que acreditamos que, para os problemas, existem soluções e uma realidade positiva poderá sim ser construída.

Propostas

1- A Escola não é mais a mesma

Analisar a importância dos recursos digitais empregados como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, nas aulas do dia a dia, na elaboração de tarefas, na exposição de trabalhos.

2- Quais os benefícios da tecnologia digital?

Com o avanço da tecnologia, os meios de comunicação virtuais tornaram a comunicação rica, rápida, sem fronteiras de espaço e tempo. Eles colaboram para o conhecimento, pesquisas, aprendizados e interação entre os indivíduos.

3- Quais os malefícios da tecnologia digital?

As redes sociais permitem  a exposição negativa das pessoas no facebook (bullying); a perda da privacidade; o acesso a sites e blogs inapropriados para a idade; o surgimento de notícias falsas (fake news) e de aplicativos e jogos que manipulam as crianças e os adolescentes, enganando-os e levando-os a reações de pavor e atitudes agressivas.

4- Desenvolvimento do pensamento crítico como prevenção às más influências

Preparar os alunos para que consigam discernir artigos, sites, blogs e aplicativos que possam auxiliar o conhecimento, e  repudiar os materiais inadequados.

Discutir sobre a existência de aplicativos nocivos que, muitas vezes, invadem celulares e computadores.

Orientar as crianças e jovens para se protegerem não enviando dados pessoais  a ligações de estranhos pelo WhatsApp e também para não acreditarem em ameaças dirigidas a eles próprios ou a seus parentes.

Pesquisar ONGs de orientação, auxílio e combate a situações de violência on-line, como, por exemplo: canaldeajuda.org.br.

5- Postura ÉTICA na utilização dos meios digitais

Incentivar a prática dos direitos e deveres também no mundo digital.

Refletir sobre como devemos usar as redes sociais de forma consciente e com segurança para que nunca prejudiquemos ninguém e, ao mesmo tempo, sejamos usuários livres de dominação.