A comunicação como arte da expressão do ser humano.

A comunicação como arte da expressão do ser humano.

Justificativa

A vida em sociedade só se realiza devido a um processo social básico chamado “COMUNICAÇÃO”.
Comunicando-se é que se realizam as trocas e intercâmbios. Por isso, a comunicação pode ser considerada a base de todos os tipos de relacionamentos entre as pessoas, sejam eles na esfera emocional, social, comercial, econômica, etc.
Os tipos de comunicação são variados e se associam entre si. A principal comunicação é a verbal oral, já que por meio dela o homem mantém relações sociais no seu cotidiano desde a mais tenra idade. E, ampliando essa comunicação básica, há os gestos, os sinais, a mímica, a dança (comunicação corporal), o desenho, a pintura (comunicação visual), além de todos os textos escritos, inclusive impressos — livros, jornais, revistas, outdoors (comunicação verbal escrita).
A maior riqueza das formas de comunicação é que elas se unem e se complementam, possibilitando ao homem se expressar por meio do teatro, do cinema, do rádio, da televisão e demais tecnologias digitais (comunicação verbal e não-verbal ao mesmo tempo).

Objetivos Gerais

= Conhecer a história da “Comunicação”, desde os primeiros rugidos humanos, gestos, sinais e pinturas rupestres até a aquisição das linguagens falada e escrita e, modernamente, as formas de comunicação com o uso de diferentes e evoluídas tecnologias;

= Entender a importância da “Comunicação” como meio de evolução dos seres humanos, por permitir a troca de pensamentos, ideias, descobertas, invenções, conhecimentos;

= Entender que a “Comunicação” permite aos seres humanos expressar o seu próprio mundo interior (sentimentos, sonhos, inquietações) e o mundo exterior (pela interpretação, análise e crítica que fazem da realidade);

=  Conhecer as três formas de “Comunicação”: a verbal, a não-verbal e as duas aliadas: verbal e não-verbal, reconhecendo que elas são formas de expressão, inclusive artísticas, como: música, canto, dança, pintura, escultura, teatro, cinema…

= Conscientizar que a “Comunicação”, quando utilizada de maneira adequada, possibilita a integração e o convívio harmonioso entre as pessoas;

= Constatar o quanto a “Comunicação” pela internet contribui para a melhoria da vida da comunidade, no aspecto de promover integração, união e acesso às informações;

= Concluir que o uso da internet deve ocorrer de maneira consciente e segura, fazendo-se a seleção dos “amigos sociais” assim como dos sites a serem acessados para, dessa maneira, garantir que as ferramentas tecnológicas de comunicação sejam direcionadas para um único fim: o crescimento sadio do indivíduo;

= Perceber a importância de se aprimorar a linguagem oral (oratória), não apenas para a comunicação na vida cotidiana, mas também para o sucesso profissional (quem fala bem, se expressa bem oralmente, causa melhor impressão e aumenta a sua chance de conquistar cargos de liderança).

Propostas de atividades para serem desenvolvidas

1- Comunicação verbal escrita
– elaboração de jornal;
– criação de poesias.

2- Comunicação verbal oral (desenvolvimento da oratória)
– participação em debates de temas polêmicas (apresentação dos argumentos para a classe);
– seminários sobre temas variados nas diversas disciplinas curriculares;
– leitura de trechos de obras ou artigos de jornal em voz alta para a classe;
– declamação de poemas;
– jogral;
– coral (canto).

3- Comunicação não-verbal
– dança;
– criação de desenhos, pinturas, quadrinhos e charges (sem palavras);
– análise dos símbolos universais sem palavras (Ex.: desenhos para uso do toalete, placas de trânsito, recursos de acessibilidade, etc.)

4- Comunicação verbal e não-verbal
– criação de quadrinhos e charges (com palavras);
– teatro (pecinhas, dramatização de histórias);
– show de talentos;
– elaboração de programas de rádio / TV;
– Curta o Curta! (filmes de curta-metragem para os alunos do FII e Médio).