Justificativa

Analisando o passado e comparando-o com o presente, quantas invenções, quanto progresso científico e tecnológico! Mudanças e mais mudanças. Muitas mudanças para melhor, outras nem tanto.
Por isso, entender o passado e observar a realidade que se nos apresenta hoje é fundamental. Tais atitudes permitem planejar a caminhada futura, permitem “o olhar para a frente”.
Se conseguirmos estruturar os nossos objetivos e formos reflexivos, a nossa vida não será um “vai levando” ou apenas “um poço de lamentações”. Pelo contrário, seremos pessoas ativas e reconheceremos a importância do nosso próprio papel para a humanidade.

Objetivo do Projeto

O mundo mudou. A nossa vida mudou. Tudo está diferente em relação ao passado. Assim sendo, a proposta geral do projeto pedagógico de 2018 é levar os alunos a verificarem as mudanças ocorridas com o passar do tempo e refletirem sobre o que foi positivo e o que foi negativo e, portanto, concluírem sobre o que precisa ser melhorado.
Sabendo-se que o hoje vai moldando o amanhã, é necessário que façamos a coisa certa “agora”, que reformulemos nossas atitudes para termos um bom relacionamento com os nossos semelhantes, preservarmos o nosso meio ambiente e promovermos o tão ambicionado desenvolvimento sustentável.

Propostas

Quase todos os aspectos da vida merecem uma reflexão de como deverão ficar no futuro para que a vida seja melhorada. Iremos, pois, discutir com os nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, respeitando o nível da faixa etária de cada turma, O QUE SERÁ O AMANHÃ, ou seja, desenvolveremos “atividades interdisciplinares” que estimulem a análise crítica e a elaboração de propostas de modificações no que se julgar necessário.
A “discussão” é o começo para qualquer mudança.