Os diferenciais do Ensino Médio do Colégio Piaget 2019

Currículo inovador

A organização dos conteúdos apresenta-se dividida em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O objetivo é que os assuntos ensinados tenham relação com o cotidiano e ganhem maior significado para os alunos.

Ênfase nas competências e habilidades

Na resolução de situações-problema, o aluno exercita habilidades e competências. As atividades são criadas de modo a proporcionar oportunidades para que aconteçam mudanças desencadeadoras do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Entrelaçamento de conteúdos

O planejamento horizontal permite trabalhar o mesmo conteúdo com enfoques diferenciados em cada disciplina, concretizando a interdisciplinaridade.
Ex.: Literatura /        História /      Filosofia
Trovadorismo /  Idade Média / Filósofos da Idade Média

Conteúdos Regulares (1º, 2º e 3º Médio)

  • Aprofundamento em Matemática
  • Atualidades
  • Oficina de Redação e Redação no Vestibular
  • “Prepare-se! Curso de preparação para ENEM e demais vestibulares”
  • Raciocínio lógico
  • Interpretação de texto
  • Arte e Cultura (1º e 2º Médio)
  • Módulos de revisão e aprofundamento (3º Médio)

Objetivos dos Conteúdos Regulares

“Aprofundamento e Estudo avançado em matemática”

A partir de situações-problema e desafios, visa desenvolver o pensamento lógico e a aplicação de conceitos matemáticos.

“Atualidades”

Proporciona aos alunos momentos ricos de debate e reflexão sobre temas diversos da realidade em que vivemos, relacionando-os às diversas áreas do conhecimento. Além disso, auxilia na formação do pensamento crítico e ético.

“Oficina de Redação e Redação no Vestibular”

Revê conceitos e aplicações do estudo da Língua Portuguesa, levando o aluno a repensar as escolhas estilísticas no ato de escrever, possibilitando seu aprimoramento, de modo prático e objetivo. Apresenta textos com a crítica necessária, mostrando os contrastes linguísticos e as diferentes formas de construção da linguagem. Promove o desenvolvimento de argumentação em relação aos temas propostos.

“Prepare-se!”

Desenvolve questões temáticas. Apresenta questões de diferentes vestibulares. Treina a forma estrutural da prova do ENEM.

“Raciocínio lógico”

O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando os jovens para circunstâncias mais complexas. A utilização do raciocínio lógico na formação educacional de jovens gera pessoas criticas com senso argumentativo, e é com essa característica que desenvolvemos alunos capazes de criar, interpretar, responder e explicar situações problemas envolvendo Matemática. A utilização desse recurso metodológico influi em resultados positivos, contribuindo em três aspectos básicos: ler, escrever e resolver problemas. Esses que, após a sequência de estudos lógicos, passam a representar novas sistematizações: aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a resolver problemas matemáticos bem.

“Interpretação de texto”

Desenvolver estruturas mentais que possibilitem interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. Ter uma boa interpretação de texto, este é o segredo do sucesso para a prova do ENEM. Isso porque ao estudar Matemática, Física, Química ou Geografia você também está aprendendo ler. Assim, poderíamos começar dizendo que ler é saber que o que se lê foi produzido, que é um produto de um contexto do qual não pode ser separado. Nesta prática, não se trata de pensar o texto como fonte de informação apenas, mas como produto de um processo social que produz informações e sentidos de realidade para nós leitores. Trata-se de ler pensando na textualização.

“Arte e Cultura”

Visa levar à compreensão da Arte como forma de linguagem universal, facilitando o conhecimento de mundo e de sua própria identidade. Permite a educação do olhar e o desenvolvimento do senso estético, intensificando a compreensão e a valorização da cultura e dos patrimônios nacionais. Promove visitas a exposições e museus, ampliando a bagagem cultural dos alunos e sensibilizando-os por meio da Arte.

“Módulos de “Revisão” e “Aprofundamento”

Especialmente para os alunos do 3º Médio, foram criados os “Módulos de Revisão” (paralelamente aos assuntos vistos nas aulas da manhã, com apostilas especiais) e “Módulos de Aprofundamento”, que buscam incentivar o enfrentamento de desafios, com discussões mais elaboradas dos conteúdos e exercícios de maior complexidade. Espera-se não apenas aprimorar as habilidades cognitivas, mas também as psicológicas, possibilitando que os alunos se sintam mais seguros nas situações de tensão como as que caracterizam os exames seletivos.

Disciplina 3º Turma 12º Turma 2
Atualidades 1111
Oficina de Redação1111
Prepare-se1111
Raciocínio Lógico1111
Interpretação de Texto 1111
Arte e Cultura11
Aprofundamento em Matemática1111
Aprofundamento em Português11
Aprofundamento em História11
Aprofundamento em Física11
Aprofundamento em Química11
Aprofundamento em Biologia11
Aprofundamento em Geografia11

Horários do período da tarde

1º e 2º médio
Aulas de 45 minutos – 3af e 5af – 14h às 17h15

3º médio
Aulas de 45 minutos – 2af, 3af e 5af – 14h às 17h15

No segundo semestre, o 3o médio, poderá optar em continuar com os aprofundamentos na escola ou fazer um cursinho específico para a carreira que escolher no Ensino Superior. (Deverá apresentar declaração de matrícula e de frequência).

Simulados

Serão aplicados 4 simulados durante o ano, sendo um deles FUVEST e outro ENEM.

Orientação Vocacional

O seu objetivo é levar o jovem a perceber quais competências e habilidades o favorecem frente ao mercado de trabalho para que possa fazer uma escolha mais acertada.

A “Orientação Vocacional” verifica-se de modelo clínico, por meio de testes que, por suas características, proporcionam dados sobre aspectos vocacionais, emocionais e de comportamento do aluno. O relatório das características emocionais é um levantamento de dados que pode auxiliá-lo no momento de tomada de decisão, revelando seus ideais, angústias, esperanças.

O aluno realiza testes de personalidade e de personalidade vocacional. Além disso, participa de frequentes visitas a instituições de ensino superior, organizadas ao longo do ano, para que obtenha mais informações acerca dos cursos oferecidos (1º ao 3º ano).