Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano

Home / Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano

Proposta Pedagógica – Fundamental I

Na proposta de trabalho do 2º ao 5º ano, buscamos a análise e o desenvolvimento do conhecimento por meio de um conteúdo integrado à realidade.

O objetivo é capacitar os alunos para observarem, perceberem, refletirem sobre o mundo, numa interação com seus semelhantes e fazendo uso funcional do seu conhecimento.

GRADE CURRICULAR
(Atividades extracurriculares inclusas na grade)

• Disciplinas

• Aulas Multimídia
    • Arte
    • Educação Física
    • Espanhol
    • Inglês
    • Português
    • História
    • Ciências
    • Geografia
    • Informática/Tablets
  • Ensino forte em língua estrangeira

O Colégio Piaget oferece aulas diárias de Inglês, totalizando 2 horas e meia semanais, numa abordagem diferenciada, enfocando a “comunicação”, sempre de forma lúdica e contextualizada.
    O Ensino do Espanhol, o segundo idioma mais falado no mundo, também é uma preocupação do Colégio Piaget e começa já nas séries iniciais.

• Apoio pedagógico

Aulas semanais de orientação, visando sanar as principais dificuldades pedagógicas de cada aluno.
    Após o horário regular.

• Incentivo à leitura

Para os alunos do Fundamental I, além das leituras obrigatórias, há também os PROJETOS PARALELOS: “Minibiblioteca na sala de aula”, “Cantinho de leitura no corredor”, “Clube de empréstimos”, “Maleta de leitura”, “Troca de livros” – estratégias para acender o prazer da leitura.

• Projeto Educação Financeira

Lições de “educação financeira” são importantes já no Fundamental I, pois o curso visa à conscientização da necessidade do uso adequado do dinheiro, tendo como referência o cotidiano dos próprios alunos.

• Projeto Filosofia

Visa desenvolver nos pequenos uma atitude investigativa, interrogativa e crítica sobre eles mesmos, sobre o mundo e sobre os valores que lhes são passados.
    São atividades lúdicas e interativas para promover a “atitude filosófica” de observação e reflexão.

• Triagem Fonoaudióloga

Por meio desse processo detectam-se as principais dificuldades fonéticas e linguísticas dos alunos. Os pais, quando necessário, são orientados para um acompanhamento com profissionais qualificados da área educacional.

• Projeto Ortográfico

O trabalho com ortografia, desde as turmas iniciais, propoê discutir como se organizam as palavras, levando os alunos a observarem identidades sonoras, classificações, diferenciações, sempre com base na leitura de textos e no emprego do dicionário.

• Projeto Produção de Texto

Atividades permanentes que têm como meta criar familiaridade com os diversos gêneros textuais. São produções contextualizadas que partem da leitura, do debate, da reflexão sobre o tema e sua importância na realidade em que vive. Assim, ao focar um gênero, o aluno aprende a saber o quê, por quê e para quem escrever.

Período Integral ou Semi-Integral

• Atividades de estudo diário

acompanhados por pedagogos.

• Acompanhamento nas atividades lúdicas

aproveitando as brincadeiras para trabalhar aspectos pedagógicos.

• Aulas de tecnologia educacional

recursos disponíveis nos computadores e tablets, de acordo com a faixa etária. Aula semanal.

• Educação social

orientações sobre as regras de convivência social e boas maneiras. Aula mensal.

• Artesanato

desenvolve habilidades manuais que auxiliam na formação intelectual e destreza da criança e suas aptidões artísticas latentes, além de ajudá-la a desenvolver o senso estético. Aula mensal.

• Natação

brincando, a criança realiza os movimentos básicos da natação, como: imersão, salto, deslocamento, visão subaquática e propulsão de braços e pernas, criando, assim, cada vez mais intimidade com o meio aquático. Aula semanal.

• Projeto releitura

dramatização de diferentes textos com enfoque no desenvolvimento da leitura e enriquecimento do vocabulário. Aula mensal.