Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano

Home / Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano

Proposta Pedagógica – Fundamental I

Na proposta de trabalho do 2º ao 5º ano, buscamos a análise e o desenvolvimento do conhecimento por meio de um conteúdo integrado à realidade.

O objetivo é capacitar os alunos para observarem, perceberem, refletirem sobre o mundo, numa interação com seus semelhantes e fazendo uso funcional do seu conhecimento.

GRADE CURRICULAR
(Atividades extracurriculares inclusas na grade)

  • Disciplinas

    • Aulas Multimídia
    • Arte
    • Educação Física
    • Espanhol
    • Inglês
    • Música
    • Português
    • Matemática
    • História
    • Ciências
    • Geografia
    • Informática/Tablets
  • Ensino forte em língua estrangeira

    O Colégio Piaget oferece aulas diárias de Inglês, totalizando 2 horas e meia semanais, numa abordagem diferenciada, enfocando a “comunicação”, sempre de forma lúdica e contextualizada.
    O Ensino do Espanhol, o segundo idioma mais falado no mundo, também é uma preocupação do Colégio Piaget e começa já nas séries iniciais.

  • Apoio pedagógico

    Aulas semanais de orientação, visando sanar as principais dificuldades pedagógicas de cada aluno.
    Após o horário regular.

  • Incentivo à leitura

    Para os alunos do Fundamental I, além das leituras obrigatórias, há também os PROJETOS PARALELOS: “Minibiblioteca na sala de aula”, “Cantinho de leitura no corredor”, “Clube de empréstimos”, “Maleta de leitura”, “Troca de livros” – estratégias para acender o prazer da leitura.

  • Projeto Educação Financeira

    Lições de “educação financeira” são importantes já no Fundamental I, pois o curso visa à conscientização da necessidade do uso adequado do dinheiro, tendo como referência o cotidiano dos próprios alunos.

  • Projeto Filosofia

    Visa desenvolver nos pequenos uma atitude investigativa, interrogativa e crítica sobre eles mesmos, sobre o mundo e sobre os valores que lhes são passados.
    São atividades lúdicas e interativas para promover a “atitude filosófica” de observação e reflexão.

  • Triagem Fonoaudióloga

    Por meio desse processo detectam-se as principais dificuldades fonéticas e linguísticas dos alunos. Os pais, quando necessário, são orientados para um acompanhamento com profissionais qualificados da área educacional.

  • Projeto Ortográfico

    O trabalho com ortografia, desde as turmas iniciais, propoê discutir como se organizam as palavras, levando os alunos a observarem identidades sonoras, classificações, diferenciações, sempre com base na leitura de textos e no emprego do dicionário.

  • Projeto Produção de Texto

    Atividades permanentes que têm como meta criar familiaridade com os diversos gêneros textuais. São produções contextualizadas que partem da leitura, do debate, da reflexão sobre o tema e sua importância na realidade em que vive. Assim, ao focar um gênero, o aluno aprende a saber o quê, por quê e para quem escrever.

Período Integral ou Semi-Integral

  • Atividades de estudo diário

    acompanhados por pedagogos.

  • Acompanhamento nas atividades lúdicas

    aproveitando as brincadeiras para trabalhar aspectos pedagógicos.

  • Aulas de tecnologia educacional

    recursos disponíveis nos computadores e tablets, de acordo com a faixa etária. Aula semanal.

  • Educação social

    orientações sobre as regras de convivência social e boas maneiras. Aula mensal.

  • Artesanato

    desenvolve habilidades manuais que auxiliam na formação intelectual e destreza da criança e suas aptidões artísticas latentes, além de ajudá-la a desenvolver o senso estético. Aula mensal.

  • Natação

    brincando, a criança realiza os movimentos básicos da natação, como: imersão, salto, deslocamento, visão subaquática e propulsão de braços e pernas, criando, assim, cada vez mais intimidade com o meio aquático. Aula semanal.

  • Projeto releitura

    dramatização de diferentes textos com enfoque no desenvolvimento da leitura e enriquecimento do vocabulário. Aula mensal.