Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano
Proposta Pedagógica – Fundamental I
Na proposta de trabalho do 2º ao 5º ano, buscamos a análise e o desenvolvimento do conhecimento por meio de um conteúdo integrado à realidade.
O objetivo é capacitar os alunos para observarem, perceberem, refletirem sobre o mundo, numa interação com seus semelhantes e fazendo uso funcional do seu conhecimento.
GRADE CURRICULAR
(Atividades extracurriculares inclusas na grade)
-
Disciplinas
- Aulas Multimídia
- Arte
- Educação Física
- Espanhol
- Inglês
- Música
- Português
- Matemática
- História
- Ciências
- Geografia
- Informática/Tablets
-
Ensino forte em língua estrangeira
O Colégio Piaget oferece aulas diárias de Inglês, totalizando 2 horas e meia semanais, numa abordagem diferenciada, enfocando a “comunicação”, sempre de forma lúdica e contextualizada.
O Ensino do Espanhol, o segundo idioma mais falado no mundo, também é uma preocupação do Colégio Piaget e começa já nas séries iniciais. -
Apoio pedagógico
Aulas semanais de orientação, visando sanar as principais dificuldades pedagógicas de cada aluno.
Após o horário regular. -
Incentivo à leitura
Para os alunos do Fundamental I, além das leituras obrigatórias, há também os PROJETOS PARALELOS: “Minibiblioteca na sala de aula”, “Cantinho de leitura no corredor”, “Clube de empréstimos”, “Maleta de leitura”, “Troca de livros” – estratégias para acender o prazer da leitura.
-
Projeto Educação Financeira
Lições de “educação financeira” são importantes já no Fundamental I, pois o curso visa à conscientização da necessidade do uso adequado do dinheiro, tendo como referência o cotidiano dos próprios alunos.
-
Projeto Filosofia
Visa desenvolver nos pequenos uma atitude investigativa, interrogativa e crítica sobre eles mesmos, sobre o mundo e sobre os valores que lhes são passados.
São atividades lúdicas e interativas para promover a “atitude filosófica” de observação e reflexão. -
Triagem Fonoaudióloga
Por meio desse processo detectam-se as principais dificuldades fonéticas e linguísticas dos alunos. Os pais, quando necessário, são orientados para um acompanhamento com profissionais qualificados da área educacional.
-
Projeto Ortográfico
O trabalho com ortografia, desde as turmas iniciais, propoê discutir como se organizam as palavras, levando os alunos a observarem identidades sonoras, classificações, diferenciações, sempre com base na leitura de textos e no emprego do dicionário.
-
Projeto Produção de Texto
Atividades permanentes que têm como meta criar familiaridade com os diversos gêneros textuais. São produções contextualizadas que partem da leitura, do debate, da reflexão sobre o tema e sua importância na realidade em que vive. Assim, ao focar um gênero, o aluno aprende a saber o quê, por quê e para quem escrever.
Período Integral ou Semi-Integral
-
Atividades de estudo diário
acompanhados por pedagogos.
-
Acompanhamento nas atividades lúdicas
aproveitando as brincadeiras para trabalhar aspectos pedagógicos.
-
Aulas de tecnologia educacional
recursos disponíveis nos computadores e tablets, de acordo com a faixa etária. Aula semanal.
-
Educação social
orientações sobre as regras de convivência social e boas maneiras. Aula mensal.
-
Artesanato
desenvolve habilidades manuais que auxiliam na formação intelectual e destreza da criança e suas aptidões artísticas latentes, além de ajudá-la a desenvolver o senso estético. Aula mensal.
-
Natação
brincando, a criança realiza os movimentos básicos da natação, como: imersão, salto, deslocamento, visão subaquática e propulsão de braços e pernas, criando, assim, cada vez mais intimidade com o meio aquático. Aula semanal.
-
Projeto releitura
dramatização de diferentes textos com enfoque no desenvolvimento da leitura e enriquecimento do vocabulário. Aula mensal.