Considerações do Colégio Piaget sobre ENEM, mercado de trabalho e formação global do aluno

O Colégio Piaget desenvolve um trabalho impecável com seus alunos. Tem como meta preparar para a vida, para o “ser-bem-sucedido” no sentido mais amplo do termo: a capacidade de cada um para realizar seus sonhos.

Priorizamos, antes dos conteúdos de ENEM e vestibulares, atividades que desenvolvam o trabalho em equipe, a colaboração, o saber ouvir, a iniciativa, a autoconfiança e o gosto pelo desafio.

Acreditamos que o que faz a diferença na vida profissional é conseguir expor ideias com clareza e saber resolver problemas, não importando a dificuldade, tendo coragem para enfrentá-los, sem ter medo de “não saber” para “buscar saber”.  Essas aptidões certamente farão uma pessoa ter sucesso em qualquer ramo de atividade.

Constatamos que esse posicionamento da nossa escola traz também excelentes conquistas para nossos alunos. Todos os anos, mais de 90% de nossos alunos ingressam em ótimas Universidades.

Também temos excelentes desempenhos no ENEM. Estivemos sempre estre as 10 melhores escolas da região desde o primeiro ano de prova. Em 2015, o Colégio Piaget ficou em 5º lugar entre as escolas particulares pagas de São Bernardo do Campo. Ao analisarmos a nota de redação, a escola ficou em 3º lugar. E em Matemática, em 4º lugar. Abaixo estão especificados o posicionamento do Colégio Piaget no ranking do ENEM nos últimos anos.

grafico enem

De qualquer forma, achamos de extrema importância refletirmos se o critério ENEM deve ter mesmo o peso que vem tendo nas decisões das escolas e dos pais dos alunos. Abaixo, segue um link de um texto interessante do jornal O Globo, que menciona a tendência das escolas de tornarem o Ensino Médio mero cursinhos preparatórios para o ENEM.

Ler o texto aqui!

Também é de extrema importância que pais de alunos estejam cientes da informações abaixo:

– No ranking das escolas, inclusive de São Bernardo, algumas instituições aparecem mais de uma vez. Isso acontece porque alguns colégios inscrevem alunos que apresentam melhores notas em CNPJs diferentes dos demais alunos. Assim o nome da escola aparece em uma melhor colocação. Normalmente os pais não se dão conta de que o nome dessa escola aparece também bem em uma posição bem mais baixa do ranking.

– Há também colégios que desenvolvem um bom trabalho pedagógico, mas os alunos que não atingem as melhores notas são convidados a não seguir mais cursando. Isso faz com que apenas ótimos alunos cheguem ao 3º médio, garantindo ótimas colocações.

Precisamos deixar claro que o Piaget é completamente contra essas práticas e sabe o valor de todos os tipos de alunos. Não queremos, nem devemos ensinar peixes a voar, nem pássaros a nadar. Em nossa filosofia, todos temos talentos admiráveis.

Agradecemos a atenção  e nos colocamos à disposição para melhores informações. Sabemos que no país cujo ensino prioriza avaliações, torna-se ainda mais complexo o processo de escolha de uma escola. Estaremos sempre prontos para ajudar.

Atenciosamente,

A direção.